Marcas Próprias: empoderadoras e democráticas

Mercado

Ao longo das últimas décadas, observamos a evolução das marcas próprias no Brasil, de produtos de qualidade e aparência duvidosas, a campeões de custo-benefício nas suas categorias. Há produtos que superam as marcas líderes em testes sensoriais e de desempenho, mas são conquistas ainda pouco divulgadas entre os consumidores.

Eu mesma conheci melhor esse universo, somente quando comecei a trabalhar no varejo. E que enorme desafio tive para convencer os meus pais, que são de uma geração mais resistente a trocar de marcas. Eles só passaram a acreditar nos produtos que eu desenvolvia após provarem e comprovarem por si próprios.

Não por acaso, as marcas próprias passam a ter um protagonismo crescente no mercado e vêm ao encontro da tendência global de que todos os consumidores são especialistas.

Antes, eles dependiam de informações de fontes tradicionais e confiavam em determinadas marcas para adquirir produtos e serviços. Agora, são menos influenciados pelo marketing de marcas e buscam opiniões e resenhas amplamente divulgadas nas redes sociais para embasar suas decisões.

Nesse cenário, é extremamente valioso o endosso dos consumidores às marcas próprias dos principais varejistas, como sendo produtos bem posicionados, esteticamente atrativos e inovadores.

Por oferecer custo competitivo e atender aos anseios do consumidor especialista, as marcas próprias promovem a democratização do consumo.

Especialmente em conjunturas macroeconômicas complicadas que vivenciamos em nosso país, as marcas dos varejistas permitem que famílias inteiras passem a ter acesso às categorias antes aspiracionais.

Pela reputação reconstruída e pela confiança gradativamente ganha pelo sério trabalho realizado, as marcas próprias devem consolidar seu protagonismo e continuar a escrever sua trajetória de sucesso no Brasil, superando as expectativas dos consumidores mais desconfiados e exigentes, como é o meu caso.

 

Por Tatiana Gomes

Formada em engenharia de alimentos e pós-graduada em Gestão de Negócios. Especialista em Marcas Próprias, líder de áreas comerciais, e desenvolvimento de produtos em grandes varejistas e indústrias.