Marcas Próprias têm se tornado importante fator de decisão na escolha do local de compras, diz relatório

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O Food Marketing Institute (FMI) e a IRI divulgaram a parte final de um estudo publicado em três edições, que constatou que 46% dos clientes dizem que as Marcas Próprias influenciam suas escolhas sobre os locais de compras, ante 35% há três anos. Marcas Próprias também estão alcançando um público maior em demografia e gerações.
Marcas Próprias nos EUA geraram US$ 153 bilhões em 2018, incluindo alimentos e não alimentos em vários pontos de venda, de acordo com o relatório.
A análise também descobriu que as marcas exclusivas dos varejos lideraram as marcas nacionais em crescimento de vendas em dólares pelo segundo ano consecutivo, aumentaram 5,4%, embora o crescimento do varejo de supermercado em marcas privadas não acompanhe o ritmo de outros canais de varejo.
Idas mais frequentes dos compradores às lojas, maior velocidade de vendas e maior variedade de itens no carrinho contribuíram para o contínuo crescimento nas vendas de Marcas Próprias, de acordo com a pesquisa.
O sucesso vem das lojas que usam suas linhas de Marca Própria para inovar e não apenas copiar marcas nacionais já consagradas como fizeram no passado, de acordo com o vice-presidente da FMI, Doug Baker. “A prova está na satisfação do consumidor; os compradores pesquisados afirmaram que confiam na qualidade das Marcas Próprias e acreditam que têm um valor acessível. Ainda assim, nossa pesquisa indica que ainda existem desafios para a imagem de Marcas Próprias, como sua embalagem”, afirmou.
À medida que os produtos melhoraram suas formulações, as embalagens nem sempre acompanharam o mesmo ritmo. Mas, nos últimos meses, os varejos têm renovado suas ofertas de Marcas Próprias e criando um visual mais sofisticado para elas. No início deste ano, a Raley’s lançou um facelift para suas linhas de Marcas Próprias com embalagens novas e mais transparentes. Outro exemplo foi a SpartanNash que também limpou os ingredientes dos produtos e atualizou as embalagens das Marcas Exclusivas Our Family e Open Acres.
As Marcas Próprias têm permitido que os varejistas obtenham a fidelidade de seus clientes em meio a uma concorrência acirrada. Por exemplo, a empresa de inteligência de mercado Numerator descobriu recentemente que os consumidores que compram itens populares de Marca Própria na rede Costco (frango assado) e no Trader Joe’s (nhoque de couve-flor) compram com mais frequência e gastaram mais do que outros clientes.
Além da Costco e da Trader Joe’s, outras redes também investem pesado em suas Marcas Próprias como a Publix, Target e Kroger. Apenas neste mês, o ShopRite entrou no mercado e introduziu duas novas marcas premium vendidas exclusivamente em sua rede de lojas que substituirão algumas de suas marcas já existentes.

Por Equipe Amicci Inteligência