Nova rotulagem de alimentos embalados

Marca Própria

No dia 8 de outubro de 2020, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a resolução RDC nº 429 e a Instrução Normativa IN nº 75 propondo a modificação nos rótulos das embalagens de alimentos embalados. A medida tem por finalidade facilitar a compreensão dos dados nutricionais e auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes.

A mudança de maior destaque é sem dúvidas a rotulagem nutricional frontal, já utilizada por muitos países da América Latina. A ideia é indicar de forma clara e simples a presença de alto teor de sódio, gorduras saturadas e/ou açúcares adicionados nos produtos. As informações devem ser apresentadas conforme o modelo a seguir:

A tabela nutricional também passará por modificações importantes. A nova lei estabelece diversas regras de formatação e localização da tabela nutricional para melhorar a legibilidade das informações. Também passará a ser obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionados, a declaração do valor energético e nutricional por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, e o número de porções por embalagem.

A norma entra em vigor após 24 meses após sua publicação, ou seja, no dia 9 de outubro de 2022.

Os produtos que se encontrarem no mercado na data da entrada da norma em vigor terão, ainda, um prazo de adequação de 12 meses. Ressalta-se que os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim do seu prazo de validade.

O mercado de saudabilidade deve ficar muito atento a essas mudanças pois será bastante afetado pela nova norma. Sabemos que este segmento já vinha crescendo, e a pandemia o impulsionou ainda mais. Segundo a Kantar, o requisito saúde tem sido um fator muito importante para a decisão de compra: 75% dos consumidores nacionais já buscam produtos com menor teor de gordura, 70%, com menos açúcar e 69%, sem aditivos, como corantes e conservantes.

Aqui na Amicci garantimos que os produtos respeitem todas as normas para que o desenvolvimento da sua marca seja feita da melhor maneira possível.

Nosso compromisso é com a sua satisfação!

Visite o nosso site agora mesmo e saiba como podemos te ajudar a desenvolver uma marca própria de sucesso: https://www.amicci.com.br

Para mais detalhes sobre as regulamentações citadas nesse artigo acesse:

http://antigo.anvisa.gov.br/legislacao#/visualizar/434474

http://antigo.anvisa.gov.br/legislacao#/visualizar/434473 

 

 

 

Por Rie Sato

Formada em Farmácia, com MBA em Gestão de Negócios. Especialista em Marcas Próprias, líder de áreas comerciais, desenvolvimento de produtos, auditoria de fábricas, P&D, controle de qualidade em grandes varejistas.